top of page

1. Objetivos iniciais e atuais

Inspirado no Jardim de Epicuro, filósofo da Grécia Antiga, o Jardim Epicurista da ESPAV, tem como finalidade promover os valores epicuristas da amizade, liberdade, pensamento próprio, temperança, felicidade e altruísmo e a criação de espaços interiores e exteriores que favoreçam: a valorização do solo e princípios ecológicos;  a livre expressão de ideias; a prática meditativa; a autossuficiência, a compaixão por todos os seres e o menor consumo de carne. Este projeto tem um cariz interdisciplinar e  de envolvimento da comunidade educativa e da freguesia da Alvalade, poderá envolver todos os interessados em desenvolver uma cultura inclusivista, sustentável e uma horta de agricultura permanente ou permacultura. Este projeto foi apresentado no dia D do ano letivo passado, no auditório da ESPAV e ganhou um prémio de construção em 3D . A primeira intervenção, a construção do charco,com os parceiros da Horta da FCUL, para a qual recebemos o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade, ocorreu em junho de 2016. As camas elevadas de cultivo, para as quais a Valor Sul cedeu "rica terra" e a Junta de Freguesia ofereceu o transporte , estão neste momento a ser construídas , já temos quatro camas de cultivo e para que seja possível o trabalho regular de alunos e professores voluntários seria importante aquisição de mais alfaias agrícolas e algumas sementes para sementeira e plantio.

A divulgação dos trabalhos semanais e o projeto desde a sua origem e atualizado semanalmente,está inserida no site

2. Atividades

Realização de um trabalho teórico sobre a ética e a estética epicurista – vida comunitária e autossuficiência; defesa dos direitos dos animais e da natureza; alimentação epicurista/vegetariana ou de menor consumo de carne.

 Realização de ementas vegetarianas equilibradas a implementar no refeitório da ESPAV;

 Práticas de meditação semanais.

Visita de estudo  a Tamera e à Horta da FCUL– tomar conhecimento do modo como a comunidade promove a tornou autossuficiência, o despojamento e como os preserva , visando uma futura parceria entre a comunidade referida e o nosso agrupamento de escolas, no domínio da permacultura (paisagens conscientemente desenhadas que reproduzem padrões e relações perenes encontrados na natureza, e que ao mesmo tempo produzem alimentos e energia suficientes para prover as necessidades locais).

 Formação em permacultura para todos os membros da comunidade educativa interessados no projeto com a finalidade de promover o respeito pelos princípios éticos da permacultura: “Cuidado com a Terra (solos, florestas e água), cuidado com as pessoas(cuidar de si mesmo, dos mais próximos e da comunidade) e partilha justa (estabelecer limites para o consumo e produção, e redistribuir o excedente).

 Divulgação frequente, no blog  http://jardimepicuristespav.blogspot.pt/do e no site

, das atividades desenvolvidas.

3. Duração

A implementação do projeto terá a duração mínima de dois anos. O projeto poderá no futuro dar lugar a uma horta mandala , onde os nossos alunos poderão aprender a por em prática os princípios  éticosda permacultura  da permacultura.

4. Recursos necessários:

 Humanos: Horas não letivas semanais distribuídas pelos professores que queiram aderir ao projeto; facilitador de práticas de meditação; formação em permacultura.

 Instalações e equipamentos: Espaço de encontro no interior e no exterior; computador, cadeiras e mesas.

Financeiros: Apoio financeiro para compra de livros, material audiovisual e visitas de estudo.

5. Fundamentos teóricos

Os fundamentos teóricos, filosóficos e epicuristas, serão investigados nas obras seguintes:

Epicuro, Carta a Meneceu; Miguel Spinelli, Os Caminhos de Epicuro; J. Brun, O Epicurismo; A. Botton, O Consolo da Filosofia, Capítulo II, “O consolo para a falta de dinheiro”; Poemas de Ricardo Reis (heterónimo epicurista de Fernando Pessoa); F. Alberoni, A Amizade; J. Chevalier e A. Gheerbrant, Dicionário de Símbolos; P. Singer, Ética Prática, Escritos para uma Vida Ética e Como Havemos de Viver?; Paulo Borges, Quem é o meu Próximo?; Ricard Matthieu, Em defesa da Felicidade e a Arte da Meditação.

 

ESPAV, 19 de julho de 2014

Professora Ana Paula Vieira

Nosso projeto. JARDIM EPICURISTA

bottom of page